Brasil



Quarta-Feira, 23 de Julho de 2014
Home Cursos Técnico em Mineração Técnico em Mineração

Técnico em Mineração

E-mail Imprimir PDF
Técnico em Mineração
1.APRESENTAÇÃO
O setor mineral desempenha um importante papel na sociedade moderna como fornecedor de matérias-primas das quais dependem a indústria agrícola, química, metalúrgica e da construção civil.
O Brasil, dada a sua extensão territorial e contexto geológico, é um dos maiores produtores mundiais de minérios de ferro, alumínio, nióbio, ouro, cobre, entre outros, necessitando, portanto, de profissionais nas áreas do conhecimento geológico dos jazimentos, da exploração e beneficiamento dos bens minerais existentes.
O curso de mineração foi criado em 1975 em função da descoberta de importantes jazidas minerais e implantação de grandes projetos de mineração no Região Amazônica e especificamente no Estado do Pará, destacando-se o Grande Projeto da Província Mineral de Carajás. A primeira turma formou-se em 1978 e desde lá o CEFET/PA mantém regularmente o curso funcionando nos turnos da manhã e tarde, formando em média 20 alunos por semestre. O curso técnico de nível médio subsequente em mineração tem carga horária de 1500 horas-aulas distribuídas entre aulas teóricas, práticas e atividades de campo com duração de 4 semestres e mais 240 horas de estágio supervisionado desenvolvido em empresas de mineração.

2.OBJETIVOS
A história e a evolução do homem estão intimamente ligadas à obtenção e ao uso de diversos produtos do reino mineral, desta forma, as acumulações ou depósitos minerais constituem hoje um valioso patrimônio, de caráter não renovável, deixado ao homem pela natureza, principalmente em nosso Estado, que detém a maior província mineral do planeta, cabendo ao profissional da Área de Mineração, através da utilização de tecnologias adequadas, localizar e prover o uso deste inestimável patrimônio.
A mineração compreende as atividades de prospecção e avaliação técnica e econômica de recursos minerais incluindo, portanto o domínio das técnicas de pesquisa, extração e tratamento de minerais e rochas, culminando com o controle e mitigação dos impactos ambientais e a recuperação de áreas lavradas e degradadas, sendo por isso um setor produtivo do mundo do trabalho de grande importância social e econômica o qual provê a humanidade de uma enorme variedade de matérias-primas e de produtos imprescindíveis à manutenção da vida, ao conforto e ao progresso da civilização.
O técnico de nível médio da Área Profissional de Mineração deve ser um profissional capacitado para desenvolver suas atividades em conjunto com Geólogos, Engenheiros de Minas e Químicos, além de outros profissionais que atuam na Área Ambiental. Vale salientar que as Empresas de Mineração normalmente utilizam, pelo menos, dois técnicos desta área para cada geólogo ou engenheiro de minas, durante o desenvolvimento de seus projetos na mineração.
3.PERFIL PROFISSIONAL

Para que seja possível formar profissionais capazes de absorver com segurança a agilidade do avanço tecnológico, o perfil profissional do técnico na área de mineração deverá atender às premissas básicas da flexibilidade para mudanças, formação científica e técnica sólidas as quais devem permitir a absorção de novos conhecimentos através da educação continuada e formação humanística, social e ambiental. Além das competências e habilidades, inerentes à área técnica, o profissional deverá ter capacidade para um aprendizado contínuo, desenvolver comunicação oral, escrita e gráfica, exercer liderança, trabalhar em equipe e utilizar ferramentas da informática.

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Módulo I
DisciplinasCarga Horária
Geologia Geral
80
Mineralogia
80
Cartografia Geológica
60
Topografia
40
Informática Básica
40
Legislação Mineral
40
Gestão de Qualidade
40
TOTAL 380
Módulo II
Disciplinas Carga Horária
Métodos de Prospecção
80
Métodos de Sondagem
40
Recursos Minerais e Avaliação de Depósitos Minerais
60
Aplicações de Sensoriamento Remoto
60
Mecânica das Rochas
40
Petrografia
80
Organização e Normas do Trabalho 40
TOTAL 400
Módulo III
Disciplinas Carga Horária
Desenvolvumento Mineiro60
Desmonte de Rochas
40
Métodos de Explotação
80
Planejamento de Mina
40
Equipamentos de Lavra
40
Uso de SIG's na Mineração
60
Introdução ao Tratamento de Minérios
40
Prática de Campo I
40
TOTAL 400
Módulo IV
Preparação de Minérios
60
Operações Auxiliares
40
Métodos de Concentração 60
Caracterização Tecnológica de Minerios
40
Mineração e Meio Ambiente 40
Segurança e Higiene no Trabalho
40
Prática de Campo II
40
TOTAL 320
O Curso está composto de um total de 1500 horas.
Estágio Supervisionado de 240 horas

5.CORPO DOCENTE

Docentes Titulação Docentes Titulação
Ana Katiuscia P. de Souza
Mestrado Manoel Imbiriba
Especialista
Antônio dos S. Seabra
Especialista Mário Rocha de Vasconcelos
Mestrando
Carlos de J. Cristino Filho
Especialista Marlis Ramirez Requelme
Mestrado
Édson N. Santos
Mestrado Mauro Fróes Meyer
Mestrado
Gabriel de Jesus L. Amaro
Mestrando Teodoro Cardoso Maciel
Especialista
Jaime Henrique B. da Costa
Doutorando Williamarce Souza Lopes Especialista
João Luís Gouvêa
Mestrado

 
Menu - CSS
Acesso à Informação
Resoluções CONSUP

Usuários Online

Nós temos 6 visitantes online

Links

Educação a Distância